Conheça os tipos de pele que existem

Os tipos de pele são divididos em 4 e os critérios para essa divisão baseiam-se basicamente em, quantidade de oleosidade e tamanho dos poros.

As características que definem o tipo de pele de cada pessoa podem ser genéticas, hormonais e climáticas. Pessoas que vivem em lugares mais frios e secos tendem a ter a pele mais seca. Da mesma forma a alimentação influenciará muito na textura da pele, consumir alimentos gordurosos, fará com que a pele fique mais oleosa.

Quando não sabemos as características específicas da nossa pele, corremos o risco de usarmos produtos que podem acentuar ainda mais os pontos negativos, sem falar na possibilidade de agravarmos o aparecimento de sinais de idade precocemente.

Tipos de pele e suas características

Mostramos abaixo as características principais de cada tipo de pele de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Pele normal 

Por incrível que pareça é o tipo que ocorre menos. Pessoas com essa pele apresentam aparência saudável e aveludada. A cutis tem elasticidade e a gordura natural é produzida em quantidades adequadas. A aparência apresenta cor levemente rosada, os poros são bem pequenos e quase invisíveis e tem pouca propensão para surgimento de manchas e espinhas.

Pele Oleosa 

Rosto mais brilhante e úmido com textura mais grossa devido à fabricação de maior quantidade de gordura. Fatores genéticos influenciam nesse tipo de pele, mas dieta baseada em alimentos com alto teor de gordura e, excesso de exposição solar também respondem pela oleosidade excessiva. A aparência mostra poros mais dilatados com grande tendência para nascimento de cravos e espinhas.

Pele Seca 

Pouca luminosidade e propensão para descamar e ficar vermelha são as principais características da pele seca. Fatores genéticos tem responsabilidade por esse ressecamento porém, fatores climáticos e hábitos diários como, tomar banhos muito quentes, também ajudam a desidratar excessivamente. Nesse tipo de pele os sinais de envelhecimento aparecem mais cedo e com mais clareza. 

Pele mista 

Tipo que aparece com maior freqüência dentre todos. Possui a zona T (testa, nariz e queixo) mais oleosa e maior ressecamento nas bochechas e áreas mais extremas. A aparência é mais fina, com leve descamação e o aparecimento de rugas finas precocemente. 

Alguns esteticistas acrescentam ainda a pele sensível como um tipo diferente das outras. Caracteriza-se por ficar irritada e inflamada com mais freqüência apresentando áreas mais vermelhas e com sintomas de manchas e ardência, muito propensa à descamação. A aparência é fina e tem muita sensibilidade ao uso de produtos em geral.

Basicamente a alimentação está ligada ao nosso tipo de pele, consumir alimentos saudáveis com pouca gordura ajudará para quem tem pele mais oleosa como beber bastante água e estar sempre tomando líquidos ajudará a diminuir o ressecamento da pele seca.

Devemos lembrar sempre que a beleza, para ser contínua e duradoura, deve vir de dentro para fora, alimentação saudável, horas de sono, baixo consumo de bebidas alcoólicas, não fumar e, praticar exercícios regularmente, ajudarão o corpo funcionar corretamente, refletindo na melhora da aparência da pele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *